ORIENTAÇAO MOBILIDADE – OM - favorece a independência, autoconfiança e a integração social das pessoas com deficiência visual, por meio da aprendizagem de técnicas que lhes possibilitem a locomoção independente.
ATIVIDADE DA VIDA AUTONOMA – AVA - é o conjunto de atividades que visa o desenvolvimento pessoal e social nos múltiplos afazeres do cotidiano, tendo em vista a independência, autonomia e convivência social do educando com deficiência visual.
SISTEMA BRAILLE - código universal de leitura tátil e escrita usada por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. É composto de 06(seis) pontos em relevo que resultam em 63(sessenta e três) combinações.
TÉCNICAS DO USO DO SOROBAN – Visa proporcionar o aprendizado de operações matemáticas por meio de um instrumento de procedência japonesa adaptado para o uso de pessoas com deficiência visual.
ESCRITA CURSIVA - é um método utilizado pela pessoa cega para escrever seu nome de próprio punho (assinatura).
SUPORTE PEDAGÓGICO - consiste no atendimento referente à leitura de textos/livros por parte do professor/ledor para tornar acessíveis os conteúdos para os educandos com deficiência visual, bem como, confecção ou adaptação de recursos didáticos; transcrições de textos /livros; visitas às escolas para dar orientações acerca do atendimento e necessidades dos alunos com deficiência visual matriculados ali.
INTERVENÇÃO PRECOCE - é o atendimento que consiste de orientações aos pais, visando promover o desenvolvimento psicomotor, sensorial, afetivo e social da criança com deficiência visual, possibilitando sua atuação no meio.
NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E PRODUÇÃO BRAILLE – NAPPB - objetiva a geração de materiais didático-Pedagógicos, tais como: textos em Braille, ampliados e sonoros (falados), bem como a finalidade de complementação curricular de ensino regular, como: mapas, gráficos tabelas e outros.
PRODUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO - MEC DAISY
Utilização do MECDAISY – ferramenta que possibilita a disponibilização de serviços e ou recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem, conforme diretrizes operacionais do AEE, resolução nº 04, de outubro de 2009.